Dicas Saúde

COMO PERDER PESO SEM (MUITO) ESFORÇO

obesidade-antes-e-depoisVamos falar a verdade, já se caracteriza como epidemia, pois está espalhada pelo mundo todo. Acima de 50% da população brasileira encontra-se acima do peso ou obesa. Obesidade é a nova – indesejada – moda. Fico meio apreensivo porque ultimamente começaram a tentar seduzir a sociedade para aceitar as chamadas modelos plus size como se fosse um novo padrão de beleza. Certamente as pessoas devem aprender a se aceitarem da forma que são, mas essa moda pode estimular a preguiça daqueles que estão com sobrepeso, impedindo-os de buscarem cuidar da saúde.

Já é conhecido por todos, porém vale relembrar alguns problemas que podem surgir por causa da obesidade: infecção de pele, pressão alta, diabetes, problemas do coração, infertilidade, dor lombar, colesterol elevado, problemas para dormir, câncer, ronco, úlceras, pedras na vesícula, problemas nos joelhos, redução da autoestima, redução da qualidade da vida sexual, redução da expectativa de vida, etc…

Idealmente, a guerra contra a balança deveria iniciar antes mesmo da chegada da obesidade, quando ainda estamos sofrendo somente com o sobrepeso. Todavia nunca é tarde demais para tentarmos pelo menos perder alguns quilinhos e buscar melhorar.

Elencamos abaixo algumas dicas para perder peso (quase) sem esforço.

  • ELIMINE GLÚTEN – Mesmo não havendo unanimidade entre os profissionais de saúde quanto a cortar o glúten da dieta, estudos mostram que ele possui uma natureza grudenta que se adere ao aparelho digestivo gerando gordura visceral. Conheço muitas pessoas que simplesmente cortaram ou reduziram bastante o glúten da dieta e perderam peso. É missão ingrata, pois aproximadamente metade do que ingerimos no dia-a-dia contem glúten: biscoito, lasanha, pizza, pão, bolo, macarrão, etc.
  • EVITE O AÇÚCAR REFINADO E SEUS DERIVADOS – todos já conhecem os males que o consumo do açúcar refinado produz no corpo ao longo do tempo. Aprenda a viver sem ele. Substitua-o pelo açúcar integral, mel ou algum outro produto mais natural.
  • CORTE O SAL REFINADO E DERIVADOS – os profissionais de saúde mais respeitados, como o Dr. Lair Ribeiro, recomenda que se use o sal de melhor qualidade, chamado sal rosa do himalaia ou flor do sal; ambos conservam nutrientes e minerais saudáveis para o corpo, ao contrário do refinado.
  • ELIMINE TAMBÉM AS GORDURAS VEGETAIS DE MÁ QUALIDADE – óleos vegetais que comumente usamos para cozinhar e fritar no logo prazo também fazem mal à saúde, exceto o óleo de coco extra virgem (este ajuda a perder peso e combater várias doenças) e o azeita de oliva extra virgem prensado a frio (este é recomendado somente para cozinhar ou pode ser consumido natural).
  • FAÇA EXERCÍCIOS – muito óbvio, né? Você não necessita frequentar academia se não quiser. Meia hora de caminhada rápida umas 3 vezes por semana já auxiliam bastante. Isso até pode ser feito no caminho da escola, trabalho, subindo escada, indo ao shopping, etc. Use sua criatividade para criar essas oportunidades de exercitar seu corpo.
  • USE PRODUTOS NATURAIS AUXILIARES – existem no mercado muitos produtos naturais, tais como green coffee slim funciona que ajudam a perder peso. Eles são uma boa opção para auxiliar caso você tenha condições de pagar. Contudo, não fique somente com produtos. Lembre-se de que eles são apenas auxiliares.

Como eu falei, essas dicas para perder peso são (quase) sem esforço, mas nem todos vão executar, pois implicam em mexer no prazer alimentar das pessoas e isso é complicado, mas é melhor fazer algum sacrifício logo no início do problema do que ter que sofrer as consequências da obesidade no futuro, talvez para o resto da vida.

Recomendo que você pesquise os trabalhos e vídeos do Dr. Lair Ribeiro, que eu considero um dos melhores nutrólogos e médicos do mundo, visando se aprofundar nas dicas aqui apresentadas. O cuidado com a saúde deve ser contínuo e não podemos somente depender dos profissionais de saúde; temos que fazer a nossa parte, nos educando e tomando as medidas ao nosso alcance.

Related Posts